A instrução e as províncias vol. 1

também as prendas que servem à economia doméstica; e serão nomeadas pelos presidentes de província, em Conselho, aquelas mulheres, que sendo brasileiras de reconhecida honestidade, mostrarem com mais conhecimentos nos exames vencerão os mesmos ordenados e gratificações concedidas aos mestres. — Os provimentos dos professores e mestres serão vitalícios; mas os presidentes de província, em Conselho a quem pertence a fiscalização das escolas, os poderão suspender, e só por sentença serão demitidos, provendo interinamente quem o substitua. — Estas escolas serão regidas pelos estatutos atuais no que não se opuserem à presente lei. — Os castigos aplicados pelo método de Lencaster. — Na província onde estiver a corte, pertence ao ministro do Império o que nas outras se incumbe aos presidentes. — Ficam revogadas todas as leis, alvarás, regimentos, decretos e mais resoluções em contrário."

Sistema de Lencaster. Este sistema que tanta bulha tem feito e está fazendo no mundo, consiste na aplicação de uma máxima mui antiga, segundo a qual tudo quanto um homem sabe pode ensiná-lo, e o melhor modo de saber bem as cousas é ir ensinando. O sistema de Lencaster consiste por tanto em fazer com que os rapazes se ensinem, um aos outros.

A prática deste método pouco mais ou menos se reduz ao seguinte: cada escola é dividida em classes de rapazes quase da mesma idade, e que tenham feito iguais ou quase iguais progressos; o lugar de cada um será determinado pelo seu adiantamento. Cada classe destas se divide em decuriões, e em discípulos. Sendo, por exemplo, doze na classe, os seis melhores são os decuriões. Os decuriões devem fazer estudar as lições seus discípulos ao mesmo passo que as estudam eles mesmos, vigiar no seu bom comportamento, e no sossego e boa ordem da classe.

Cada uma destas classes deve ter um certo número de vigias ou inspetores (nas escolas de Lencaster dá-se-lhe o nome de monitores). A obrigação destes monitores é vigiar exclusivamente