A instrução e as províncias vol. 1

do que horas e horas de uma atenção negligente e remissa

Outra vantagem deste sistema é o muito que se poupa em mestres. Rousseau dizia que um mestre não podia ensinar mais que um discípulo: mas no sistema de Lencaster um só mestre pode governar uma classe de 500 ou 600 discípulos. Outra vantagens é prevenir faltas por meio da assidua vigilância dos monitores. Os diretores destas escolas asseveram que se passam meses, sem se verem na precisão de ordenar um castigo. A prática dos açoutes e palmatoadas nas escolas excita ideias de vingança, e faz brotar toda a casta de má inclinação. O rapaz que é castigado por uma falta pode corrigir-se, mas a correção não resulta do castigo, resulta apesar dele. Pancadas nunca influíram virtude alguma no coração humano, o que elas produzem é irritá-lo e enfurecê-lo, é fazer escravo, que depois se fazem tiranos" (Das Cartas - políticas (carta 12) do Americus (Miguel Calmon du Pin e Almeida) Londres 1825 — 1826.

1834. É promulgado o Ato Adicional que estabelece no seu artigo 10 § 2 que às Assembleias provinciais cabe "legislar sobre a instrução pública e estabelecimentos próprios a promovê-la, não compreendendo as Faculdades de medicina, os Cursos jurídicos, academias existentes e outros quaisquer estabelecimentos de instrução que de futuro forem criados por lei geral".