do Espírito Santo, convindo muito que a Legislatura continue autorizar-me a edificação de mais dois outros prédios nos bairros dos Remédios e de São Vicente, (cuja construção não pode ser levada a efeito por falta de operários e mesmo do decrescimento da receita provincial) ; logo que cessem os embaraços, tendo nova autorização, levarei a efeito a construção de mais um prédio no mencionado bairro do Espírito Santo, onde é muito necessária a criação de uma nova escola para meninos.
Adotando o plano de ensino do diretor da instrução pública no regulamento de 16 de março não adotei o ensino de ginástica e de higiene por consideração de economia; não adotei, por não parecer indispensável por enquanto o plano da criação de uma Escola normal que demanda um edifício próprio, e pessoal especializado, despesas que a província não comporta no momento. Determinei que a aula de pedagogia do Liceu funcione à tarde em um dos edifícios de uma escola primária: deste modo a aula de pedagogia reunirá o ensino teórico ao prático. É esta a única diferença; entre uma Escola normal e um Liceu, que aliás compreende maior número de matérias de ensino, das quais apenas se exigem algumas para o curso normal de instrução por mim criado para os candidatos ao magistério público primário. — Também pareceu-me conveniente tornar obrigatório para os professores o acompanhar os seus alunos à explicação da doutrina na igreja paroquial em horas designadas, de comum acordo, entre professores e párocos. — O estabelecimento dos Educandos artífices está grandemente melhorado no seu edifício. — O ensino prático de horticultura e cultura em pequena escala de cereais tem progredido.
Em março expedia um regulamento (nº 25) para remediar os males apontados nos seus relatórios à Assembleia legislativa". A instrução pública é dividida em instrução primária e secundária. A primeira compreende o curso em oito anos, subdividindo-se em elementar abrangendo as matérias do primeiro ao quarto ano; em intermediária, do quinto ao oitavo pela forma seguinte: