o método Tarnier); caligrafia (continuação dos anos anteriores; geografia (idem); história (idem); educação civil (idem); educação religiosa (idem). No sexo feminino fica compreendido a mais o ensino prático de trabalhos de agulha.
"A instrução secundária subdivide-se em curso ordinário e outro complementar pela forma seguinte: O primeiro compreende as seguintes disciplinas, em cinco anos: — primeiro ano: língua portuguesa (ensino teórico e prático da gramática filosófica portuguesa); língua francesa (ensino prático, compreendendo a boa pronúncia, gramática ); aritmética (ensino completo) — segundo ano: francês (versão em prosa e verso para o português, ortografia e pronúncia) ; língua inglesa (idem); álgebra (até equações do segundo grau); — terceiro ano: geometria (elementar em todas as suas seções); geografia moderna, matemática, física, e política, geografia antiga), ciências naturais(noções gerais, resumidas e puramente teóricas de química, noções gerais de astronomia, de geologia, de metereologia, de botânica de zoologia) ; esta cadeira é anexa à de geografia — quarto ano: história (compreendendo a cronologia e história universal) ; escrituração mercantil (ensino teórico e prático de contabilidade e escrita mercantil); filosofia racional e moral — quinto ano: retórica e poética (aplicada a literatura portuguesa); filosofia (história); português (literatura nacional). O curso complementar, em cinco anos, consta das matérias seguintes — primeiro ano: latim (gramática, princípios e versão) — segundo ano; latim (gramática, versão literal e exercícios) — terceiro ano: latim (versão clássica, composições, exercícios de versão do português para o latim e deste para o português) — quarto ano: latim (continuação dos estudos anteriores); pedagogia (ensino teórico e prático).
"As matérias que constituem a instrução primária serão ensinadas nas escolas públicas; as que constituem o ensino secundário no Liceu. — A direção e inspeção da instrução pública compete ao presidente da província, tendo como auxiliares o diretor da instrução e seus auxiliares e a congregação dos professores. O diretor é de livre nomeação do governo. Nos