6º — Crítica da distinção feita pela filosofia moderna entre a cousa em si e os fenômenos. Dissolução da filosofia dogmática; necessidade de um dogmatismo novo.
7º — A força como causa em si e elemento substancial da natureza.
8º — Identificação do pensamento e da força. O pensamento como essência da força. O mundo como atividade intelectual. O conhecimento como fim da evolução universal.
9º — Função teórica e função prática da filosofia. Filosofia e religião.
10º — A moral como ciência da ação. A moral como ideal da conduta. O direito como complemento moral. Distinção essencial entre o direito e a moral.
11º — Dedução do critério supremo da conduta. O ponto de vista objetivo e o ponto de vista subjetivo desse critério.
12º — O costume como manifestação espontânea, a lei como expressão consciente do direito. Lei natural, lei moral, lei jurídica.
13º — Análise especial da ideia do direito. Análise crítica. Liberdade e determinismo. Apreciação da verdadeira significação do determinismo moderno. O determinismo como negação da liberdade. A liberdade como consciência da ação. Liberdade e lei. O direito como organização da liberdade.
14º — Análise histórica. O direito como expressão da vontade divina. Crítica da escola teológica.
15º — O direito como produto da natureza. Crítica da teoria do direito natural. Noção da cultura. Natureza e cultura. A natureza como força; o direito como disciplina da força.