ADVERTÊNCIA
A introdução e o texto justificam os intuitos e a razão de ser deste livro. Duas palavras apenas dirão agora do modo por que foi feito.
Este trabalho, - em substância simples reprodução de algumas lições que consagrei este ano ao exame do Projeto Bevilaqua, no ponto de vista médico-legal, - teve de sofrer modificações que o adaptassem à sua forma atual. Nele suprimi, das ficções, a exposição preliminar da doutrina médico-legal da capacidade civil, indispensável, no curso, para que os alunos pudessem seguir a análise do Projeto, e, até certo ponto, conveniente à boa explanação do assunto. Em futura revisão do trabalho, uma vez depurado pela crítica, das falhas e defeitos que encerre, é possível que lhe venhamos a restituir o que hoje lhe suprimimos.
Do exame da freniatria forense separei o das outras questões médico-legais que elucida um código civil. Estas constituirão objeto de trabalho que destino à importante revista do país.
Obrigado a socorrer-me da opinião e parecer de muitas autoridades médicas e jurídicas, de ânimo deliberado multipliquei, neste livro, as citações e transcrições. Já as tendo vertido para o português, reconsiderei,