Viagem ao Rio Grande do Sul

PREFÁCIO DA 2ª EDIÇÃO

Em setembro de 1935 publicamos a 1ª edição da tradução da Viagem de Auguste de Saint-Hilaire ao Rio Grande do Sul, por intermédio da conceituada "Ariel Editora", graças ao apoio que encontramos por parte do Dr. Gestão Cruls e de João Teixeira Soares Netto aos quais deixamos aqui manifestados os nossos agradecimentos.

Esgotando-se essa edição, feita com intuito de comparecer às solenidades comemorativas do Centenário Farroupilha, vamos agora incluir "Viagem ao Rio Grande do Sul" na "Brasiliana" da Editora Nacional, biblioteca em boa hora iniciada e hoje presente a todas as estantes do país.

Saint-Hilaire tem sido talvez o cientista estrangeiro, do século passado, mais lido no Brasil. Todos os seus diários de viagem, hoje vertidos para o português, adquirem grande número de leitores e, em quase todos os trabalhos de sociologia, etnografia e geografia do Brasil, seu nome comparece com enorme cópia de observações e comentários sempre seguros e honestos.

A série "Brasiliana" da Biblioteca Pedagógica Brasileira tem já publicado os volumes referentes às viagens de Saint-Hilaire às províncias de Minas, Rio Grande, São Paulo, Santa Catarina, Goiás e às nascentes do S. Francisco, todas muito interessantes e em ótimas traduções. Em todos esses livros o leitor fica surpreendido da segurança com que o grande botânico francês augurava o futuro das localidades por ele percorridas, fruto de uma acuidade notável em um viajante cujo principal fito era coletar plantas e animais para estudos cientificos.