PREFÁCIO DA 1ª EDIÇÃO
TRADUTTORE, TRADITORE.
De todos os viajores que, no século passado, percorreram nossa terra, cuidando publicar observações e impressões, raros se interessaram pela vida e progresso do Brasil e pouquíssimos foram imparciais em julgar o brasileiro, quanto o foi Saint-Hilaire, o "grande amigo do Brasil."
Por isso os livros de viagem do notável botânico francês permaneceram interessantes através dos anos, pelo real valor sociológico e descritivo que encerram.
Daí nasceu nosso desejo de verter para o português o último e alentado diário, já raro no domínio bibliográfico, referente às excursões desse sábio na então Capitania do Rio Grande do Sul. E, aproximando-se a data comemorativa do Centenário da Revolução Farroupilha concorrer às seções II e V do Pavilhão Cultural (1)Nota do Prefaciador da grande exposição a realizar-se em Porto Alegre, em setembro do corrente ano, levando assim nosso modesto quinhão a essas solenidades comemorativas.
Queremos desse modo, com um só amplexo, homenagear a memória do grande Saint-Hilaire e o valoroso povo rio-grandense na data máxima de sua portentosa história.