Viagem ao Rio Grande do Sul

meu ânimo. A imagem de minha mãe apresenta-se sem cessar em meu espírito, e, sempre me encontro sem ter com que me distrair vejo-me cercado de pessoas descontentes.

Torno-me pouco a pouco escravo de José Mariano (1)Nota do Autor; Manoel (2)Nota do Autor só me fala com ar insolente e Firmiano (3)Nota do Autor, sendo o melhor, é todavia de tamanha susceptibilidade que exige seja tratado com as mais fatigantes precauções. Minha permanência entre personagens tão aborrecidas é suplício inaudito, e, se esta tarde gozei alguma tranquilidade foi porque me refugiei sozinho nesta palhoça.

Estância do Meio, 8 de junho, 4 1/2 léguas. — A casa em que pernoitei ontem fica tão próxima do mar que ouvi toda a noite o marulhar das vagas.

O caminho continua a atravessar a mesma planície úmida, já descrita, e que a vizinhança da Serra, a mistura de moitas de matos e pastagens e o aspecto dos butiás (4)Nota do Autor tornam francamente agradável à vista.

As moitas de mato, espalhadas nas pastagens, assemelham-se ao que nós chamamos remises (5)Nota do Tradutor, tendo os vegetais pouco vigor, escassa altura e sendo muito aglomeradas.

Pouco a pouco o caminho se aproxima da Serra e cerca de uma légua daqui percebemos o lago de que falei