de Salles Bastos, João Galvão de França Rangel, João Roberto de Camargo, Joaquim Augusto de Sant'Ana, Mario de Souza Magalhães, Pedro Voss, Adelaide Nunes, Angelina F. de Aguiar, Ana de C. Barros, Antonio T. Pereira, Beltuira do A. P. da Costa, Cecilia A. S. Abranches, Faustina M. Tieté, Flavia I. de Meireiles, Gertrudes de Camargo Barros, Isabel Prado de Oliveira, Maria Candida de Barros, Maria Emilia de Oliveira, Maria E. Ceslau de Moura, Maria dos Anjos Payão, Maria Teodora Xavier, Nefetalina I. G. da Veiga, Rizoleta Ceslau de Moura, Rizoleta Lodes, Rita Rosa de Senne. A Escola-modelo funcionou com toda a regularidade, segundo consta do relatório junto da respectiva diretoria, prestando relevante serviço na prática do magistério aos alunos desta Escola. Tais são os fatos ocorridos durante o ano letivo findo". José E. C. de Sá e Benevides. (vice-diretor da Escola normal).
"Neste terceiro relatório anual da Escola Modelo, desejo chamar a atenção para alguns dos pontos que afetam não somente os interesses da Escola Modelo, senão também os da instrução pública em todo o Estado. Se exatamente entendo a significação das novas leis escolares os professores são obrigados a fazer o relatório do termo médio da frequência dos alunos nas escolas. É este o elemento mais importante nas estatísticas das escolas públicas. Estou convencida que o termo médio de alunos que frequentam a escola pública é muito menor por certo do que o número nela matriculado. Visitei uma escola pública nesta cidade em que afirmou-me o professor haver 60 alunos matriculados. Esta escola ocupava uma pequena sala que tinha apenas 20 bancos. Perguntei como 60 alunos podiam se acomodar em 20 bancos. Retorquiu-me ele que: todos não frequentam no mesmo dia! No dia da minha visita estavam presentes apenas 14 ou 23, 2/3 % do número total. Não suponho-o ser um caso excepcional, mas a condição geral nesta cidade e talvez em