A instrução pública e o estado de São Paulo - 1º vol.

entrarem na escola regularmente e prontamente em hora determinadas.

O mundo está fazendo uso do poder de vapor e de eletricidade e os meninos devem ser educados em harmonia com as forças físicas empregadas, se este país ocupar, no futuro, o lugar entre as outras grandes nações que sua posição geográfica, sua grandeza, sua riqueza, e sua beleza lhe dão direito. A felicidade dos meninos para o futuro, sua influência como cidadãos privados, seu valor como futuros legisladores e administradores desta majestosa jovem República, tudo depende, em alto grau, do caráter moral e intelectual da escola pública. Os alunos matriculados este ano, (1893) têm comparecido só poucos minutos depois da hora marcada: 9:30h. Os alunos do primeiro ano da escola (1890) compareciam a toda hora, muitas vezes tão tarde como 11:30h, em suma, julgam poder entrar quando lhe fossem mais conveniente. A Escola Modelo protestava e continua a protestar contra a ideia de que a escola pública pode ser disposta de forma a seguir as conveniências de cada família cujos meninos a frequentam. As escolas têm ou devem ter dentro de si mesmo o poder do Estado para dar força a todos os regulamentos que são sábios e justos. Se for permitido às crianças entrarem quando lhes aprouver além de adquirirem hábitos que lhes serão nocivos, também viciarão a escola com relação às crianças que são prontas e diligentes, desde que em cada escola bem regularizada há um programa fixo e seguido. As crianças que vêm tarde perdem certas lições e assim atrasam as classes e perturbam o progresso dos outros. Não hesito escrever que as entradas tardias tanto do professor como dos alunos, é em última análise, a causa do atrasamento das escolas desta cidade. Os professores da Escola Modelo estão em seus devidos lugares antes 20 minutos da abertura da Escola, 9:30h, animando assim com seu exemplo e tendo cuidado das crianças quando chegar.

Este ano a Escola Modelo tem tido cinco aulas, três para meninos e duas para meninas. O número de bancos

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