ainda seus filhos à alguma escola pública. Este fato prova que as escolas do Estado podem tornar populares para com as melhores classes do povo brasileiro. É impossível ensinar crianças de 7 a 12 anos na mesma sala. As mais novas necessitam frequentes mudanças de ocupação, e a constante atenção de um professor entusiástico e paciente. As mais idosas requerem disciplina e métodos de instrução, de acordo com seu desenvolvimento intelectual. É triste o modo por que as crianças são prejudicadas intelectualmente, moralmente nas escolas em que se ensinam juntamente todas as idades. Em tais escolas, nunca será verificada a teoria darwiniana do Survival of the fitest visto que todas se tornaram mais ou menos viciadas. Em nome das crianças que não podem defender seus direitos e no interesse da humanidade a Escola Modelo protesta contra esta "degolação dos inocentes", sem misericórdia.
Salas e mobília. — A Escola Modelo, dum modo muito imperfeito, estabeleceu os quatro primeiros anos da escola preliminar em classes separadas. No próximo ano será necessário abrir a quinta e última classe da escola preliminar. Necessitam-se mais três salas. Se não forem dadas estas salas, o 4º e 5º anos serão despedidos da escola, por falta de lugar. Não é preciso que estas salas sejam na mesma casa onde funcionam as outras, mas em qualquer parte da vizinhança, onde possam ser fiscalizadas pela diretoria e frequentadas com intenção de observar e praticar pelos alunos da Escola Normal. Há ainda uma sala sem mobília neste edifício, que deve ser provida de cadeiras e carteiras durante as férias, a fim de que não haja demora nos trabalhos escolares, quando se abrirem as aulas no ano que vem. Mais algumas carteiras e cadeiras devem ser fornecidas a outras salas já providas. A sala ocupada pelo Sr. Thompson deve ter assentos para 30 alunos. A sala ocupada pelo Sr. Benedito e D. Maria Varella são pequenas, mas podem acomodar 24 alunos, se forem providas de mais algumas carteiras e bancos.