A instrução pública e o estado de São Paulo - 1º vol.

Trabalho manual. Deve ser aberta uma seção de trabalho manual para o 3º, 4º e 5º anos dos meninos da escola preliminar. Há bastante espaço desocupado, por baixo das salas para a oficina. As ferramentas e materiais serão comprados sob a direção do próprio professor.

Material importado. Muitos dos materiais usados na escola foram importados dos Estados Unidos e França, e, já estão quase esgotados. Será indispensável providenciar-se no sentido de mandar buscar aquilo que aqui não se pode comprar.

Duração anual. A Escola Modelo deve continuar a trabalhar nove meses completos. Será melhor que tenha dois prazos de férias, um menor no meio do ano e outro maior no fim.

Escolha dos professores. Repito o que dissera no outro relatório, que a escolha dos professores para a Escola Modelo, deve ficar ao critério da diretoria da mesma escola, com aprovação do diretor da Escola Normal. Outro qualquer meio seria desastroso em seu sucesso. Ensinar é uma profissão que requer uma alta ordem de qualidades morais. A reconhecida influência do caráter pessoal do professor é o mais poderoso fator na escola. \"Tal professor, tal escola\", passa como um provérbio. Durante todo o ano escolar a diretora tem oportunidade de observar e formar uma justa opinião a respeito da força intelectual e moral de cada estudante no último ano da Escola Normal, e assim poderá escolher o melhor. A influência da Escola Modelo alcança todo o Estado, por essa razão seus professores seriam os mais habilitados que podem ser achados.

As crianças na escola — Neste ano, as crianças têm apresentado uma boa soma de aproveitamento. Uma grande porcentagem delas será promovida para as classes mais elevadas. Há dois meninos e uma menina no primeiro ano cujo desenvolvimento vagaroso não permite a sua promoção. Pertencem a uma classe de crianças que progridem

Fotografia: Oscar Thompson

A instrução pública  e o estado de São Paulo - 1º vol. - Página 278 - Thumb Visualização
Formato
Texto