cinco moços que manifestam nobres traços de caráter e são movidos por tão alta quão desinteressada causa. Se algum dia for escrita a história da educação no Brasil, estou certa que serão reconhecidos seus esforços no meio de tanto desânimo. Prestaram ao Estado e à humanidade um serviço mais importante que o de um lente de uma academia; são lançadas em sólida alvenaria os alicerces sobre que repousarão o sucesso educativo, social e político, dum governo "do povo, para o povo, pelo povo". Em nome das crianças que logo tomarão seus lugares nos ativos deveres da vida e continuarão a obra incompleta daqueles, que no curso dos acontecimentos humanos, deviam deixá-la, peço àqueles que são autoridade reconhecer a importância dos serviços destes jovens professores, dando-lhes, (sem aquela demora que aniquila toda a ambição na mais forte vontade humana), as acomodações e materiais que necessitam para o sucesso na continuação da reforma começada nos primeiros dias da República. Não deixai-os desanimarem-se nem abandonarem o trabalho por causa da indiferença e negligência daqueles a quem compete dar-lhes o apoio e proteção.
As escolas públicas tornar-se-ão máquinas imprestáveis, se os seus professores não tiverem uma boa educação e forte moral caráter, e tais pessoas só podem conservar-se dando-lhes o público reconhecimento que seus trabalhos merecem. Em meu país,(Estados-Unidos) nenhum ramo do serviço público recebe tanta simpatia e apoio financeiro como aquele que representa a causa das crianças. A repartição pública do que os Estados Unidos da América é mais orgulhosa é a da instrução pública. Possa chegar logo o dia em que sua irmã república, Brasil, tenha em suas escolas todas as nossas perfeições e nenhum de nossos defeitos.(Marcia P. Browne, diretora da escola modelo anexa à Escola Normal).