Tratado descritivo do Brasil em 1587

dentro, que é a que rodeia toda cidade, como fica atrás dito. Este mosteiro de São Bento é muito pobre, o qual se mantém de esmolas que pedem os frades pelas fazendas dos moradores, e não tem nenhuma renda de S. Majestade, em quem será bem empregada pelas necessidades que tem, cujos religiosos vivem santa e honesta vida, dando de si grande exemplo, e estão benquistos e mui bem recebidos do povo, os quais haverá três anos que foram a esta cidade com licença de S. Majestade fundar este mosteiro, que lhes os moradores dela fizeram a sua custa com grande fervor e alvoroço.

E não se faz aqui particular menção das outras ruas da cidade, porque são muitas, e fôra nunca acabar querê-las particularizar.



CAPÍTULO XII: Em que se declaram outras partes que a cidade tem para notar.



Tem esta cidade grandes desembarcadouros com três fontes na praia ao pé dela, em as quais os mareantes fazem sua aguada bem à borda do mar, das quais se serve também muita parte da cidade, por serem estas fontes de muito boa água. No principal desembarcadouro está uma fraca ermida de Nossa Senhora da Conceição, que foi a primeira casa de oração e obra em que se Thomé de Sousa ocupou.

A vista desta cidade é mui aprazível ao longe, por estarem as casas com os quintais cheios de árvores, a saber: de palmeiras que aparecem por cima dos telhados; e de laranjeiras que todo o ano estão carregadas de laranjas, cuja vista de longe é mui alegre, especialmente