anos da vida de Fernão Cardim. À vista disto resolvemos adiar para mais tarde esta empresa que a antiga simpatia que lhe votamos e o muito que temos aprendido em seus livros converteram em obrigação, ao mesmo tempo indeclinável e deliciosa.
Antes de terminar: adotamos em volume a ortografia moderna, em parte levado pelo exemplo de Varnhagen, em parte pelas muitas irregularidades de cópia, feita por pessoa de muito poucas habilitações. Juntamos algumas variantes de Purchas, algumas das quais não deixam de ter importância e que são preciosas, principalmente nas palavras abanheengas que muitas vezes reproduzem menos deturpadas.
Circunstâncias que não vêm ao caso mencionar, impediram que este opúsculo visse a luz no tempo da Exposição de História e Geografia do Brasil. Daí não resultou inconveniente, pois a Exposição de História não foi menos brilhante, nem menos assinalados foram serviços prestados pelo Catalogo destinado a perpetuar a sua lembrança.
E se inconveniente houve, ressarciu-o completamente o fato desta demora permitir que o presente livro fosse anotado pelo Dr. Baptista Caetano de Almeida Nogueira.
Durante uma vida laboriosa, o Dr. Baptista Caetano tem feito das línguas brasílicas o seu estudo predileto. Foi ele quem primeiro nos deu uma gramática e um dicionário da língua abanheenga, feito pelos processos modernos. A linguística comparativa dará um passo agigantado em nosso continente, se ele puder, como pretende, publicar o seu Panlexicon, em que trabalha vai para 30 anos.