LIX – Olinda da Nova Lusitania foi a denominação dada pelo primeiro donatário Duarte Coelho Pereira.
LX – Sobre o principal Mitaguaya, Mitagaya ou Mitagay, como se encontra o nome em outros escritos, escasseiam depoimentos históricos; mas de seu filho Gregorio, entregue aos padres da Companhia ainda menino, como se vê do texto, fazem as crônicas honrosa memória. Gregorio Mitagaya acompanhou o padre Luiz Figueira de Pernambuco ao Maranhão e ajudou-o na construção da igreja do colégio de São Luis; entrou com outros principais na conspiração de 30 de setembro de 1644, dos padres Lopo do Couto e Benedicto Amodei, da qual resultou a revolta contra o domínio holandês no Maranhão e o restabelecimento dos portugueses nessa parte do Brasil.
André de Barros – Vida do apostolico padre Antonio Vieyra (Lisboa, 1746), p. 98, tratando desse fato, confunde os nomes das principais Mitagaya e Joacaba, fazendo dos dois uma só personagem. A Sebastião Joacaba refere-se Berredo – Annaes historicos do estado do Maranhão (Lisboa, 1749), p. 65 e 392. Desse Sebastião fala Claude d'Abbeville – Histoire de la mission des péres capucins en l'Isle de Maragnan (Paris, 1614), fls. 107 v., 118 v. e 143. Casaram-no os capuchinhos franceses com uma filha de Japi-açú, principal da ilha do Maranhão, o Iapy-ouassou que domina as relações escritas por Évreux e Abbeville. A respeito de Mitagaya veja-se também o que escreveu o padre José de Moraes, na Historia da Companhia de Jesus na vice-provincia do Maranhão e Pará, publicada por Candido Mendes de Almeida – Memorias para a historia do extincto estado do Maranhão (Rio de Janeiro, 1860), tomo I, p. 136-138.
LXI – O padre Leonardo Arminio, italiano, chegou ao Brasil em 1575. Na Bahia assinou com o bispo D. Antonio de Barreiros, o visitador Heitor Furtado de Mendoça, o padre Fernão Cardim, e outros, as determinações assentadas na mesa do Santo Ofício em fins de julho e princípios de agosto de 1593. – Primeira visitação citada, p. 46.
LXII – O padre Pero de Toledo, espanhol, chegou ao Brasil em 1576. Foi vice-reitor e reitor durante sete anos do colégio