Tratados da terra e gente do Brasil

serve para matar os bichos dos bois, e porcos, e para postemas. Esta erva toda à noite está murcha, e como dormente, e em nascendo o sol torna a abrir, e quando se põe torna a fechar.

Goembegoaçu – Esta erva serve muito para fluxo de sangue, máxime de mulheres; as raízes são muito compridas, e algumas de 30, e 40 braças. Tem uma casca rija, de que se fazem muito fortes cordas, e amarras para navios, e são de muita dura, porque na água reverdecem; esta tomando-a, sc. a casca dela, e defumando a pessoa na parte do fluxo, logo estanca.

Caáobetinga – Esta erva é pequena, deita poucas folhas, as quais começa a lançar logo da terra, são brancas, de banda de baixo, e de cima verdes, deitam uma flor do tamanho de avelã; as raízes, e folhas pisadas são excelente remédio para chagas de qualquer sorte, e também se usa da folha por pisar, a qual posta na chaga pega muito e sara.

Sobaúra – Esta erva serve para chagas velhas, que já não têm outro remédio: deita-se moída e queimada na chaga, logo come todo o câncer, e cria couro novo; também se põe pisada e a folha somente para encourar.

Erva-santa – Esta erva-santa serve muito para várias enfermidades, como feridas, catarros, etc., principalmente serve para doentes da cabeça, estômago e asmáticos. Nesta terra se fazem umas cangueras de folhas de palma cheia desta erva seca, e pondo-lhe o fogo por uma parte põem a outra na boca, e bebem o fumo; é uma das delícias, e mimos desta terra, e são todos os naturais, e ainda os portugueses perdidos por ela, e têm por grande vício estar todo o dia e noite deitados

Tratados da terra e  gente do Brasil - Página 71 - Thumb Visualização
Formato
Texto