Tratados da terra e gente do Brasil

nas redes a beber fumo, e assim se embebedam dele, como se fora vinho.

Guaraquigynha – Esta é a erva-moura de Portugal, e além de outras bondades que tem como a erva-moura, tem somente que é único remédio para lombrigas, e de ordinário quem as come logo as lança.

Camará – Esta erva se parece com silvas de Portugal: coze-se em água, e a dita água é único remédio para sarnas, boubas, e feridas frescas, e quando as feridas se curam com as folhas de figueira de que se disse no título das árvores, se lava a ferida com a água desta erva, cuja flor é formosíssima, parece cravo amarelo, e vermelho, almiscarado, e destas se fazem ramalhetes para os altares.

Aipo – Esta erva é o próprio aipo de Portugal, e tem todas as suas virtudes; acha-se somente pelas praias, principalmente no Rio de Janeiro, e por esta razão é mais áspero, e não tem doce ao gosto, como o de Portugal: deve ser por causa das marés.

Malvaísco – Há grande abundância de malvaísco nesta terra; tem os mesmos efeitos, tem umas flores do tamanho de um tostão, de um vermelho gracioso, que parecem rosas de Portugal.

Caraguatá – Este caraguatá é certo gênero de cardos, dão umas frutas de comprimento de em dedo, amarelas; cruas fazem empolar os beiços; cozidas ou assadas não fazem mal; porém toda mulher prenhe que as come de ordinário morre logo.

Há outros caraguatás que dão umas folhas como espadana muito compridas, de duas ou três braças, e dão

Tratados da terra e  gente do Brasil - Página 72 - Thumb Visualização
Formato
Texto