À margem do estudo costumeiro dos livros sobre a Geografia e a História do Brasil e de seus Estados, lemos grande parte da sua literatura regional, em cujos volumes, de espaço a espaço, encontramos abundante messe de giros próprios do linguajar patrício no que tange às cousas e aos fatos geográficos, desde os estreitamente físicos até os demográficos, econômicos, políticos e históricos. Nisso atendemos aos conselhos do saudoso e festejado mestre prof. João Ribeiro.
Se alguns estão desacompanhados de passos que lhes aforem a legitimidade, a razão é o serem, ora bastantemente conhecidos, ora sabidos por informações particulares, que asseguramos dignas de inteiro crédito, ainda não registados, entretanto, em obras científicas ou literárias.
Muito se fez no que tange à área geográfica onde corre o uso de cada termo: para tanto foram inestimáveis os informes que recebemos nestes dez anos escoados. Entretanto há de haver falhas que poderão ser, de futuro, eliminadas, porque havemos de continuar a procura.
Não descabe aqui a repetição de alguns trechos da nota explicativa que fizemos preceder à 2.ª edição deste trabalho.
"A fisionomia de um país, não raro, traduz-se por certos nomes que a terminologia local, vencendo e desterrando a terminologia geral, umas vezes a supre, subsidiando-a, outras a relega ao desprezo para a substituir avantajada.
Tão evidente isto se nos revela, que todo país possui um vocabulário geográfico, que se lhe acomoda e une como atributo essencial e individualizador. É-lhe próprio, exclusivo. Delineia-se rasgadamente patriótico, de fruição quase exclusivista, dir-se-ia até egoísta. A constante estacada ante o enliço das denominações locais e termos essencialmente brasileiros no batismo de acidentes ou cousas geográficas, fez brotar em nosso espírito a ideia de trazê-las a lume numa coordenação facilitadora e sintética. O quadro, por mais que se lhe estirasse o formato, não está acabado: faltam-lhe vários toques, que oportunamente se lhe aditarão. Não é labor de enlevar olhos e deslumbrar inteligências, por bem versado e de todo o ponto