discreteado. Não lhe acode a mercê de um estilo limado; esquiva-lhe o favor, o aviso do saber, predicado alheio de quem desenhou o que se segue. Ao revés, ajustam-se-lhe na defensa e escusa o esforço e a sinceridade do desejo de um antigo Professor que timbra em colocar uma pequena pedra no edifício da Geografia Nacional. De original apenas o pensamento de coligir os termos esparsos nos diversos trabalhos sobre o Brasil, além de alguns, por dizê-lo, inéditos, dando-lhes a verdadeira e usual acepção. E por isto, julgamos, não se lhe poderá retirar o preço, por pequeno que seja, sobretudo à claridade de alguma justiça e generosidade para com o mais desvalido cultor da Geografia Pátria".
Segue-se agora o registo e assento dos trabalhos que, mais à mão, nos serviram de mananciais para a messe dos termos registados: assim também, com os nossos mais vivos agradecimentos, dos nomes daqueles que, de qualquer sorte, nos auxiliaram no elaborar e concatenar esta modesta contribuição.
AFFONSO DE E. TAUNAY — Léxico de Lacunas (1914) Vocabulário de Omissões (1924) Coletânea de Falhas (1927).
AFRÂNIO PEIXOTO — Brasileirismos (Coletânea publicada na Revista de Filologia Portuguesa, ns. 6, 7 e 8).
ALFREDO MOREIRA PINTO — Apontamentos para o Dicionário Geográfico do Brasil (1899).
AMADEU AMARAL — O Dialeto Caipira (1920).
ANTONIO ALVES PEREIRA CORUJA — Coleção de Vocábulos e Frases usados na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul ( Publicada na Rev. do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro — Tomo XV (1852).
ANTONIO JOAQUIM DE MACEDO SOARES — Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa, publicado nos Anais da Biblioteca Nacional Vol. XIII (1888).
ANTENOR NASCENTES — O Linguajar Carioca em 1922.
BAPTISTA CAETANO — Vocabulário das palavras guaranis.
BAPTISTA DE CASTRO — Vocabulário Tupi-Guarani (1936).
BARÃO DE ANGRA — Dicionário Marítimo Brasileiro (1877).