O alqueire de terra de São Paulo é a metade do de Minas e Rio. A quarta parte do alqueire chama-se quartel paulista, equivalente a 6.050 metros quadrados.
Alqueire do Norte: medida agrária às vezes usada nos Estados setentrionais, equivalente a 27.225 metros quadrados.
Alqueire do Pará: segundo Henrique Jorge Hurley, o alqueire, no Pará, corresponde ao peso de 30 quilos e serve para medir a farinha d'água (tirãna) ou a de tapioca (têpiáco-ya). Um alqueire é representado por dois paneiros de farinha, regulando cada um 15 quilos. Paneiro é um panacu ou aturá, de cipó ou de talas de uarumã, forrado com folhas de uarumã ou cantan.
Alto: termo geral, empregado para designar, ora, um monte isolado, de pequena elevação sobre os terrenos circunjacentes, ora, um teso, ou parte superior de um serrote, de um morro; ora a cabeça, o próprio cimo ou "cabeço" de uma colina, segundo diz Nelson Senna. V. Chermont diz: "teso, parte mais elevada nos campos baixos e mondongos, a qual pouco alaga ou nada atola no inverno. O alto, quando rodeado de pirizal ou de aningal, toma o nome de escalvado".
Amarrador: registado por A. Taunay no Léxico de Lacunas, que o encontrou no volume Pescas e Peixes da Bahia do Almirante Alves Camara. Designa, no litoral da Bahia, os mestres das jangadas grandes.
Ameraba: neologismo proposto por Henrique Jorge Hurley para designar os selvagens americanos, autóctones, na sua douta opinião. O vocábulo é um hibridismo formado de amer — América — e aba — homem em tupi (Vide ameríndio).
Amerígena: denominação proposta por Saladino de Gusmão na reunião do "Congresso das Academias de Letras e Sociedades de Cultura Literária do Brasil", reunido no Rio de Janeiro em 1936, para designar o autóctone americano. Em sua tese o autor procura demonstrar que o termo ameríndio é errôneo e escreve: "A inovação é infeliz e o erro simples tornou-se duplo, ao invés de retificar a denominação simples de índio, incorre em absurdo maior criando a de índio americano. Evidentemente há confusão entre qualidade e nacionalidade". Para o autor o termo amerígena particulariza e limita ao continente americano o seu autóctone; amerígena, conclui, precisa a origem americana.
Ameríndio: neologismo sugerido pelo Dr. Charles Scott ao notável geólogo e etnólogo americano John Wesley Powell, para designar os indígenas da América. Como é sabido os descobridores e conquistadores da América denominaram impropriamente índios os naturais do Novo Mundo, nome este proveniente do erro inevitável dos primeiros quando supuseram, ao avistar