Dicionário da terra e da gente do Brasil

Geográfico Brasileiro — 1857). Registado por Teschauer em seu Novo Dicionário Nacional. — 1928.

Apicum: também apicu, apecu, apecum, termo do Norte do Brasil, que designa brejo de água salgada, à borda do mar. O ilustrado historiógrafo F. A. Pereira da Costa diz o seguinte: "Terreno composto de areia fina de mistura com pouca argila, imprestável para o plantio da cana-de-açúcar". E diz mais que, em Alagoas, se chama apicum ao alagadiço que se forma nos brejos. No nordeste da Bahia e também no Maranhão, segundo nos informa Antonio Lopes, provecto conhecedor da terra e da gente maranhenses, designa elevação muito íngreme. Do município baiano de Valença para o sul a palavra tem o sentido local de extrema da terra firme com o mangue, limite da preamar. Theodoro Sampaio, que deriva este termo do tupi (ape-cu — caminho longo), diz que designava entre os caboclos a vereda arenosa entre banhados ou alagadiços. O sábio Rodolpho Garcia, citando Antonil — Cultura e Opulência do Brasil — Ed. de 1837, pág. 46, diz: coroas que faz o mar entre si e a terra firme, e as cobre a maré. Destarte apicum tem vários sentidos na geografia nacional.

Apurada: registado pelo padre Carlos Teschauer, designando em São Paulo certas terras roxas de grande fertilidade, e cita a frase seguinte de Alfredo Escragnolle Taunay: "Tenho dez alqueires de apurada e o resto de massapé branco".

Aracati: nome usado pelos indígenas e hoje pelos sertanejos do Ceará, de referência a um vento que sopra de nordeste para sudoeste, derramando-se pelo interior do Estado, refrescante e amena. É palavra tupi — de ara — vento — e catu — bom. Esta etimologia é contestada por H. Jorge Hurley que nos escreveu que aracati não traduz bom vento, porém sim lugar suportável, regular, em que se pode viver; de ara — luz, tempo, dia etc. e cati, forma diminutiva de bom — catu, ou seja, regular, sofrível. Alguns escritores dizem significar vento forte ou rajada e Pompeu assemelha-o ao scirocco italiano, sendo prejudicial e nocivo. Também no interior da Paraíba se conhece uma corrente aérea com este nome, segundo lemos na A Paraíba e seus Problemas, de José Américo de Almeida. 1.ª ed. pág. 97.

Araparizal: bosque de araparis. "O arapari, disse-me um canoeiro, é pau oco que serve para tambor ou tamboril" (A. J. de Sampaio. A Flora do Rio Cuminá — pág. 140).

Araribal: bosque de araribas (Sickingia tinctoria), plantas que vicejam nas terras da Amazônia e da mesopotômia maranhense. "Após cortar uma ponta de palmeiral, que a terra firme aí manda ao vale, saio no campo e vejo afinal o Tury, largo e tranquilo, e uma fila de ranchos ao longo do araribal. — Só o ritmo dos remos corta a serenidade da manhã. Os coqueiros

Dicionário da terra e da gente do Brasil - Página 37 - Thumb Visualização
Formato
Texto