PREFÁCIO
A indulgência com a qual foi acolhido meu primeiro livro de viagens ao Brasil encoraja-me a publicar o segundo. Não me afasto do plano seguido e continuo a ter como dever precípuo a observância da mais escrupulosa exatidão nas narrativas.
Descrevendo os lugares que hei visitado, transporto-me sempre ao tempo de minha viagem e faço abstração dos acontecimentos que se passaram posteriormente. Tais acontecimentos podem ter causado mudanças notáveis em algumas cidades do litoral, às quais não me refiro neste livro, como sejam: Rio de Janeiro, Recife, Bahia. Mas as populações do interior e as das zonas do litoral situadas entre as grandes cidades, são pouco numerosas e a instrução aí pouco difundida para que o novo estado de cousas possa ter tido alguma influência sensível.
De mais a mais para ligar a época em que escrevo à em que percorri o Brasil eu deveria terminar meu relato pelo resumo histórico dos acontecimentos que tiveram lugar após a chegada do rei D. João VI à América, até à abdicação do imperador D. Pedro. Para publicar este resumo histórico submeti-o antes a testemunhos oculares os mais informados e os mais imparciais: a aprovação