AUGUSTE DE SAINT-HILAIRE
Dados biográficos e bibliográficos
Augustin François César Provensal era o seu nome de batismo. Nasceu a 4 de outubro de 1779, em Órleans, França.
Quando adolescente foi trabalhar no comércio a Hamburgo. Mas seus pendores para as ciências naturais fizeram que abandonasse a carreira que lhe tinha sido escolhida pelos pais, e Saint-Hilaire regressou à França, onde estudou botânica com os grandes mestres A. L. de Jussieu, L. Cl. Richard e R. Desfontaines.
Em 1816 veio ao Brasil, incorporado à comitiva do duque de Luxemburgo, embaixador junto ao reino de D. João VI.
De 1816 a 1822 percorreu os atuais Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, bem como parte dos territórios Uruguaio e Paraguaio, coligindo formidável quantidade de plantas e animais, para o Museúm d'Histoire Naturelle de Paris.
Sua vida no Brasil foi cheia de episódios acidentados, como soem ser as dos naturalistas que se dedicam com espírito de sacerdócio à cata de exemplares para pesquisas, estudando a natureza in-loco e não pelas informações e amostras recebidas pelas malas postais.
Hoje, com as facilidades de transporte e comunicação, com a compreensão que todos têm (poderes públicos e povo) dos altos interesses das ciências naturais, o naturalista itinerante ainda sofre horrores, sertão adentro. Que dizer, então, daqueles que, há mais de um século, quando a própria capital da República ainda era uma verdadeira selva, se aventuravam pelo interior, à procura de elementos para o estudo da natureza deste vasto território do nosso Brasil?