Rodrigues Alves - Tomo 1

Apogeu e declínio do presidencialismo

minhota, terra dos humildes antepassados. Socorria parentes idosos, que por lá viviam, e mandou, certa feita, um auxílio para a restauração da antiquíssima igreja paroquial da Correlhã, de estilo românico.

Quando emigrou para o Brasil, Domingos viajou sozinho, aos 13 anos, embora recomendado pela família aos cuidados do capitão do brigue.

Viveu 80 anos na pátria adotiva, apesar da doença cardíaca que lhe diagnosticaram na juventude. Até a velhice, conservou carregado sotaque minhoto.

Ao chegar, não trazia passaporte nem qualquer outro documento oficial, mas a identidade lhe foi atestada pelo comerciante Luís Manuel de Figueiredo, boticário na Rua da Quitanda, com o qual terá passado a trabalhar. Era costume, até o princípio do século atual, virem os jovens portugueses para o Rio, a fim de iniciarem a carreira do comércio na loja de algum patrício.

Na época em que Domingos chegou à corte do jovem Império, a cidade havia sofrido grandes transformações, decorrentes do Brasil Reino e da Independência, e era sede do segundo governo regencial.

Florescia o comércio estrangeiro não português, com cerca de uma centena de firmas, sendo mais numerosas as inglesas, seguidas pelas francesas, havendo também algumas poucas norte-americanas.

O corpo diplomático compreendia ministros plenipotenciários e encarregados de negócios, sendo importante o corpo consular.

A população andava por 230 mil almas, com grande percentagem de negros escravos.

As ruas eram compridas, estreitas e sinuosas, com casas pobres e baixas, mas, aqui e ali, destacavam-se alguns imponentes edifícios oficiais e religiosos, bem como belas mansões residenciais. Havia um teatro de ópera, centro principal das reuniões mundanas.

As vias mais importantes eram a Direita e a do Ouvidor, pontos de concentração, respectivamente, do comércio em grosso e a varejo, destacando-se, dentro deste, o de modas femininas, no qual as costureiras, não raro, vendiam os corpos aos maridos, além de venderem vestidos às esposas.

Rodrigues Alves - Tomo 1 - Página 4 - Thumb Visualização
Formato
Texto