Rodrigues Alves - Tomo 1

Apogeu e declínio do presidencialismo

Entre as praças destacavam-se o Campo de Santana e a da Constituição. Como locais de descanso e convívio havia o Passeio Público e o rico Jardim Botânico, muito maior então do que hoje. Para os lados da ponte do Catete e da enseada de Botafogo, sucediam-se as chácaras de negociantes abastados, ou dos políticos importantes da terra, as casas se alargando no centro de vistosos parques, ornados às vezes com pérgulas e estátuas, à italiana.

O clima quente não era insalubre, pois a febre amarela, pesadelo do Segundo Reinado, ainda não aparecera, pelo menos em forma epidêmica.

A atividade intelectual, prejudicada pela crise social e política, encontrava refúgio na Academia de Belas Artes, nas Escolas da Marinha e Medicina, e também na música, que era muito cultivada, tanto a sacra quanto a profana.

As mulheres pouco saíam à rua, reunindo-se a sociedade no teatro, nos palácios governativos, nas igrejas e em algumas grandes residências. Não havia clubes masculinos. Os homens se encontravam nas esquinas, nas portas dos templos, nas lojas (sobretudo livrarias) e principalmente nas redações dos jornais e sedes das agremiações políticas, que se multiplicavam, em forma de facções, porque o sistema de partidos só veio a se inaugurar entre o Ato Adicional e a regência de Araújo Lima. Havia também reuniões mais íntimas — conspiratórias às vezes — nas casas de certos senadores e deputados.

A política, a partir da abdicação de Pedro I, ocorrida no ano anterior, era um torvelinho, sem princípios coerentes nem objetivos certos.

Desse tumulto emergia, bárbaro e poderoso, um impulso mais nativista do que nacionalista, o qual levantava as iras e cobiças populares somente contra os portugueses. O motivo de tal discriminação estava em que os lusos, além de recentes senhores metropolitanos, detinham o quase monopólio do comércio ligado à vida das classes humildes.

Ingleses e franceses exerciam atividades financeiras e comerciais superiores, de que a turba erradia e sublevada praticamente não tomava conhecimento.

De tudo isso resultavam os conhecidos episódios de violência jacobina, que centenas de vítimas causaram à colônia portuguesa, no princípio da Regência. Houve momentos em

Rodrigues Alves - Tomo 1 - Página 5 - Thumb Visualização
Formato
Texto