Rodrigues Alves - Tomo 1

Apogeu e declínio do presidencialismo

Os jornais cariocas e paulistas foram pesquisados, quer nas coleções da Biblioteca Nacional, quer em recortes conservados e classificados no arquivo de Rodrigues Alves.

As revistas ilustradas, mundanas e políticas, cujo noticiário às vezes iguala em interesse ao das fotografias e caricaturas, foram consultadas nas coleções da Biblioteca Nacional, ou na livraria de meu amigo, o avisado bibliófilo Plínio Doyle.

As principais fontes manuscritas foram colhidas nos arquivos de Rodrigues Alves, da Faculdade de Direito de São Paulo, do Barão de Cotegipe, de Prudente de Morais, do Barão do Rio Branco, de Francisco Passos, de Afonso Pena, de Rui Barbosa, de Joaquim Nabuco, de Paulo de Frontin, de Francisco Glicério, de José Carlos Rodrigues e de Altino Arantes. Também procedi à busca de documentos manuscritos no Arquivo Público Nacional, nos arquivos do Fórum e da Prefeitura de Guaratinguetá, bem como no do Fórum da cidade de Cunha.

Os arquivos particulares referidos, nas partes consultadas, encontram-se nos seguintes locais: os de Cotegipe e Prudente, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; o de Rio Branco, no Palácio Itamarati; o de Francisco Passos, no Palácio do Catete; o de Afonso Pena, no Arquivo Nacional; o de Joaquim Nabuco, com Maria Ana Nabuco; o de Rui Barbosa, na Casa de Rui Barbosa; o de Paulo de Frontin, com Glorinha Frontin Moniz Freire; o de José Carlos Rodrigues, na Biblioteca Nacional; o de Francisco Glicério, com Francisco Glicério Neto e o de Altino Arantes com Stela Arantes.

Devo, também, mencionar o depoimento oral de vários participantes ou testemunhas dos episódios narrados neste trabalho. Desde o preparo da vida de meu pai, era meu hábito conservar, de memória ou em notas, aquilo que me era relatado por homens da Primeira República, que influíram nos acontecimentos políticos da época, ou a eles assistiram de perto. Muitos desses acontecimentos entrosam-se com a vida de Rodrigues Alves. Quanto a conversas especiais sobre este, tive-as longas e numerosas com Rodrigues Alves Filho, quanto à vida pública, e com as filhas Ana, Zaira e Isabel, quanto à vida íntima e familiar.

*

Devo agora cumprir agradável obrigação de agradecer aos que mais de perto me auxiliaram na preparação deste livro, tornando possível a sua composição.

Rodrigues Alves - Tomo 1 - Prefácio 30 - Thumb Visualização
Formato
Texto