de Morais, neto, Carlos Drummond de Andrade, José Joaquim Moniz de Aragão, Bruno de Almeida Magalhães, valeram-me em mais de uma oportunidade, esclarecendo dúvidas, dando-me a conhecer fontes escritas, mencionando fatos importantes.
Peço permissão para ressaltar, entre estas contribuições amigas, a de Carlos Drummond de Andrade, que, a meu pedido, procedeu a pesquisas sobre o meio artístico-musical do período da presidência Rodrigues Alves.
À Sra. Stela Arantes e aos meus amigos Francisco Glicério Neto(*) Nota do Autor e José Rubião, meu muito obrigado pelos dados que com eles pude obter sobre a política de São Paulo, no começo do século.
Aos meus amigos Francisco de Assis Barbosa e Antônio Houaiss sou também reconhecido. Do primeiro, de velha linhagem guaratinguetaense e muito informado sobre a vida de Rodrigues Alves, sou devedor de úteis informações e conselhos; ao segundo, diretrizes e auxílios seguros sobre a técnica de edição do livro, que não sai tão escorreito como ele desejava, por deficiência de minha parte. A Chico Barbosa sou ainda devedor pela revisão total, a que procedeu, do livro, pelos numerosos conselhos que sobre o mesmo me deu, quase todos atendidos. Tarefa fraterna, bem digna da sua inteligência e do seu coração.
À memória do meu querido amigo e contraparente Walter Arantes de Carvalho Aranha, que me acompanhou nas pesquisas aos cartórios de Guaratinguetá e Cunha, deixo um pensamento de saudosa gratidão.
Ao professor José Luis Pasin, hoje um dos melhores conhecedores da história do Vale do Paraíba, na área paulista, o meu cordial agradecimento.
A Ada Maria Coaracy fico a dever o carinho e a competência com que cuidou de modo exemplar de recensear e coordenar a lista bibliográfica e de organizar o índice onomástico e intitulativo que tanto enriquecem esta obra.
Ao velho amigo e companheiro José Olympio e à equipe dirigente da sua Casa, devo o real interesse e generosa presteza com que cuidaram da presente edição. Permito-me salientar o fraternal auxílio dos diretores Daniel e Antônio Olavo Pereira.