10 — Outubro
Passei a manhã lendo no Becquerel — Águas termais e efeitos vulcânicos — Fomos à tarde a pé visitar a cascata do Ribeirão da Várzea dos Pinheiros confluente do Ribeirão dos Mundéos em cujas margens se acham situadas as linhas Norte e Sul da Colônia Angelina. Essa cascata não é tão grandiosa como a de Cubatão; não é, porém, nem menos bela nem menos pitoresca.
Às cinco e meia da tarde assistimos ao batizado de duas crianças das quais foram padrinhos o Presidente e o Dr. Ramalho. Foi um dos atos de religião mais tocantes a que tenho assistido. A Capela é ainda uma pobre palhoça que nem a Cruz distingue da casa do Colono; a tarde estava sombria e ameaçadora, uma cascatinha que murmurava perto, o recolhimento dos colonos, tudo gravava no coração indelével impressão.
***
11 — Outubro
Em São Pedro d'Alcântara ouvimos missa, visitamos as escolas de instrução primária dos dois sexos, tomamos uma ligeira refeição em casa do Vigário. Daí partimos às duas e chegamos às cinco e meia à Praia Comprida e às seis e meia ao Estreito de Santa Catarina.
13 — Outubro
...Principiei a memória sobre as vias de comunicação percorridas na excursão às Colônias.
25 — Outubro
Fui ao Presidente tomar as instruções para nosso modo de proceder no caso de vir a este ancoradouro o "Alabama" ou o "Mohican", cuja próxima vinda me anunciara na véspera. Não me deu instruções escritas. — Disse que com os navios federais nada fizesse, e que com os Confederados resolveria na ocasião o que havia de fazer.
15 — Novembro
Estive com o Presidente a quem entreguei as folhas, que ficaram retidas por falta de credito (é a terceira vez que isso se dá) e que ficou de vir cá amanhã.
Fui à casa do Dr. Pitanga convidá-lo para vir com o Presidente.
Escrevi a meu Pai consultando-o sobre a conveniência de ir ao Rio promover a realização da ideia — dos Diques Múltiplos.
Parti às quatro e meia da tarde. O céu estava carregado de nuvens, ventava. O Nordeste que se achava já assaz rijo às sete horas quando chegamos a remos a Santo Antonio. Aí abrimos as velas e atravessamos o canal em sua maior largura passando por frente do Ratones. Depois do Pontal - mar cavado, chuva, vento rigidíssimo. Todos os remeiros