12 de Março de 1897.
Meu querido Nabuco.
Produziram-me grata emoção estas doutas palavras de seu venerando Pai, citadas à página 130 da Revista Brasileira do 1.° de Fevereiro de 1897: "a nossa propriedade territorial está tão concentrada, tão mal dividida, tão mal distribuída, que neste vasto império, afora os sertões e os lugares incomunicáveis, não há terras para serem cultivadas pelos brasileiros e estrangeiros, que não têm outra esperança senão nas subdivisões tardias que a morte e as sucessões podem operar".
Na verdade são estas palavras admirável síntese que resume todos os males produzidos pelo monopólio territorial no Brasil.
— Quanta satisfação em reconhecer que exímios estadistas do Império precederam-nos na campanha contra o latifúndio e na propaganda para a subdivisão da terra, para a pequena propriedade e para a Democracia Rural!
Foi-me também grato apreciar a coincidência da opinião do grande Jurisconsulto com a do nosso saudoso abolicionista Beaurepaire-Rohan, por mim citada à página 19 do Panfleto n.° 1 da Confederação Abolicionista — A abolição imediata e sem indenização — 1883. — "É evidente que, em semelhantes condições, acabrunhados, abatidos em sua dignidade, os pobres brasileiros não podem criar amor ao trabalho, vegetam mais do que vivem".
Saudosos tempos da nossa Propaganda de Abolição e Democracia Rural!
Ah! meu bom Nabuco, que erro irreparável foi desviar o Brasil da evolução democrática, iniciada pela Abolição, para lançá-la no redomoinho das revoluções incessantes e intermináveis!
Sempre e sempre
P.S. — Tem escapado na Revista Brasileira o erro, muito comum na imprensa, de oligarquia com y quando o certo é oligarchia. — Convém corrigir na edição definitiva para que não ache a crítica mancha alguma em tão formoso trabalho.
Essa carta é de fato "impessoal" mas na mesma data diz a Taunay:
A dificuldade está agora em achar assunto que não seja triste e acabrunhador, como essa bárbara insurreição de fanáticos do sertão da Bahia.
E nós envelhecendo amargurados pelas misérias da Pátria e pelas dores do corpo fatigado e exausto...