Diário e notas autobiográficas

Texto escolhido e anotações por Ana Flora e Inácio José Veríssimo

Por essa época o sobrinho, já colocado, insiste na volta ao Brasil; mas André Rebouças, talvez por haver quem emprestasse ao movimento de Antonio Conselheiro influência monarquista, recusa. Nabuco escrevia-lhe pouco antes: "nossa condição agora é esta: ao menor contratempo da República, soltam o grito: mata monarquista".

24 de Julho de 1897.

Meu caro Andrézinho.

Recebi ontem sua estimada carta de 25 de Junho participando-me estar desde Março empregado na Comissão de Saneamento de São Paulo, graças ao seu tio José. Faço os mais cordiais votos para que aí consiga restabelecer-se do impaludismo e obter toda a sorte de prosperidades.

A 4 de Maio escrevi aos amigos Leuzinger agradecendo-lhes a entrega de 303$500 ao British Bank of South America, por saldo da minha Conta Corrente até 31 de Dezembro de 1896.

Fico-lhe muito grato pelo seu projeto de transportar-me para São Paulo e ir viver em sua companhia. Infelizmente não me é possível realizar seus bons desejos. Quando tiver oportunidade, transmita ao Snr. Saturnino Rodrigues de Brito os meus agradecimentos pelo exemplar do Relatório da Comissão de Melhoramentos da Capital do Espírito Santo, que teve a bondade de remeter-me.

Retribuo afetuosamente as recomendações de sua Mãe e do seu tio José.

***

10 de Agosto de 1897.

Meu querido Taunay.

...Não direi palavra sobre os horrores que vão pela minha cara Bahia.

Seria ajuntar minhas lágrimas às suas e duplicar renovando seus sofrimentos. Melhor é procurarmos conforto nas recordações do passado. Hoje 10 de Agosto completaria 99 anos meu Santo Pai.

Cada vez o amo mais! Cada dia cresce minha gratidão pelo desvelo, pela dedicação até o sacrifício que ele empregou na minha educação. Principiou concebendo o belo plano, que realizou perfeitamente, de tornar inseparáveis os dois irmãos André e Antonio; a tal ponto que nossa biografia é exatamente a mesma até 28 de Dezembro de 1863, quando pela primeira vez nos separamos em Santa Catarina. Foi, em complemento da nossa instrução na Engenharia, mandando-nos à Europa que meu devotado Pai levou até a mais alta abnegação o seu intento de assegurar-nos todos os elementos de progresso e prosperidade. Nesta especialidade de mandar completar a educação na Europa foi realmente admirável. Jamais saiu do

Diário e notas autobiográficas - Página 444 - Thumb Visualização
Formato
Texto