GRINGO — adj. — Estrangeiro, em geral; italiano, em particular.
GUAIACA — s. — Cinto de couro com guarnições, destinado ao porte de armas, com bolsas para dinheiro, lugar para o relógio, etc.
GUASCA — s. — Lonca de couro vacum. É vocábulo de origem quíchua e de uso generalizado na América.
GURI — s. — Menino, garoto. (De origem árabe, veja nota 121).
L
LAÇO — s. — Corda trançada feita de tiras de couro cru, de quatro ou mais tentos e de comprimento variado, podendo atingir a quinze braças, isto é, 33 metros. (L.C.M.)
LOMBILHO — s. — Uma espécie de sela, usada no Estado.
LONCA — s. — Partes do couro do cavalar ou muar, interessando somente os flancos desses animais, da base do pescoço até as nádegas, limitadas pelo fio do lombo a uma linha média que vem do peito. A lonca é empregada para costura, transformada, então, em tiras finas, chamadas tentos de lonca, servindo também para retovo. A palavra é de origem platina. (L.C.M.)
M
MANGO — s. — Relho de cabo grosseiro feito de madeira, tendo açoiteira larga de couro, sem ser trançada. (L.C.M.)
MANGUEAR — v. — Constituir a manga; marchar no flanco de uma tropa, atacando-a para que não tome senão a direção desejada. (L.C.M.)
MANGUEIRA — s. — Curral, encerra do gado, podendo ser de pau a pique, de tábua, de pedra ou de varejões. (L.C.M.)
MANTA — s. — A porção de carne da rês, quer da região das costelas, quer da do peito, donde — manta do costilhar e manta do peito. (L.C.M.)
MATREIRO — adj. — Diz-se do animal arisco que com dificuldade consente vir à mangueira ou ao rodeio, que foge sempre do homem quando esse o quer pegar. (L.C.M.)
Nota: — Diz-se também do homem fugitivo e rebelde. Foi muito usada com o sentido de "sagaz" no espanhol do Século XVI.
MILICO — s. — Denominação que se dá ao soldado em geral, compreendidos também os oficiais. (L.C.M.)
MINUANO — s. — Nome de uma tribo indígena do Estado, já completamente desaparecida. Do seu nome nos vem o vento que sopra nos meses de inverno. (L.C.M.)
MONARCA — s. e adj. — Assim se denomina o indivíduo garboso a cavalo; que timbra em possuir a melhor montaria, bem ajaezada com prataria e ouro. (L.C.M.)
N
NAZARENAS — s. — Esporas grandes.
O
ONÇA — s. — Moeda antiga de ouro equivalente hoje a 600 cruzeiros.