História de uma Estrada de Ferro do Nordeste

Contribuição para o estudo da formação e desenvolvimento da empresa The Great Western of Brazil Railway e das suas relações com economia do Nordeste brasileiro

dos antigos povoadores de Pernambuco. A estrada-tronco S.O.. Orientação daquele caminho de ferro. Criação de cidades. Geologia dos terrenos percorridos pela Estrada de Ferro do Recife ao São Francisco (inclusive o seu prolongamento). Altitudes. Zonas geográficas. O projeto Silva Coutinho - 67

VII - Pensa o governo em ligar o Recife ao Limoeiro. Os pretendentes. Incorporação da Great Western. A Inglaterra vitoriana de 1850-1875. O País do Açúcar. A concessão do barão da Soledade. Transferência de concessão à Great Western. Início das obras. Inauguração. Os primeiros diretores. O superintendente Ailsa Janson. Descrição da linha férrea. Seu custo. Ligação com Timbaúba e Pilar. Dados geológicos. Movimento de passageiros. Transportes de gêneros. Receita e despesa. Situação geral da companhia no período de 1882-1900 - 77

VIII - Uma linha para o agreste. Inaugura-se a Estrada de Ferro Central de Pernambuco. Sua descrição. Geografia e geologia da linha. Caruaru. Transporte de algodão. Produtos regionais - 103

IX - A rede ferroviária do nordeste, no começo do século XX. A estrada de Natal a Nova Cruz. Descrição dessa linha. A Conde d'Eu Railway Company Limited. O sistema de Pernambuco. As companhias ferroviárias do Recife. A Alagoas Brazilian Central Railway Company Limited. O caminho de ferro de Paulo Afonso. Um erro - 111

X - Capitais do Brasil na época da proclamação da República, ligadas por estradas de ferro. Plano do novo governo. Campos Sales & Joaquim Murtinho. Follett Holt. A Great Western inicia o arrendamento das estradas do nordeste. Os contratos de 1901. Sob a superintendência de J. A. Lorimer. Extensão da rede ao findar a sua administração. Situação financeira. O relatório do ministro Miguel Calmon du Pin e Almeida e as condições financeiras das regiões servidas pela estrada inglesa - 124

XI - A administração A. T. Connor. Serviços principais. O ramal de Barreiros. A Alagoas and Northern Railway. As obras de Jaboatão. Rendas. Situação sanitária do Recife. Na superintendência de H. O. Jungstedt. A Primeira Grande Guerra: sua repercussão na história da estrada. A rede ferroviária em 1916. Dificuldades da companhia. Capitais e movimento financeiro. A Great Western no período 1909-1918, em comparação a outras estradas de ferro do país - 142

XII - A administração J. G. Castles. Suspensão do pagamento dos dividendos. O contrato de 1920: principais cláusulas. O ramal de Borborema. A situação da companhia em 1922. Qual era a intenção do governo. A

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