História de uma Estrada de Ferro do Nordeste

Contribuição para o estudo da formação e desenvolvimento da empresa The Great Western of Brazil Railway e das suas relações com economia do Nordeste brasileiro

questão das tarifas. Tráfego pobre e tráfego rico. O açúcar. Acusações. Estatística. A lei Eloi Chaves - 161

XIII - Contrato de 1920. Novamente a questão das tarifas. Movimento financeiro de 1925-1932. Causas do crescimento da renda. Mercadorias de baixo preço. Densidade do tráfego. Movimento de passageiros. Concorrência rodoviária. Alteração do contrato (1929). A administração Arlindo Luz: principais obras. Desenvolvimento da legislação social. Um tráfico em benefício alheia e prejuízo da companhia - 177

XIV - O subgerente F. B. Fellows. Assume a superintendência o engenheiro Manuel de Azevedo Leão. Enchentes. Iniciativas. A ponte de Cobé. Estações novas. Vilas operárias. Escolas. O refeitório de Jaboatão. Reflorestamento. As obras dos prolongamentos. Programa. Os viadutos da Serra das Russas. Movimento financeiro. Movimento de passageiros. A indústria açucareira. O algodão. O caroço de mamona. Despesas. A linha de Natal a Nova Cruz. A reforma de 1944. Melhoramento de alguns serviços internos. O diretor-gerente R. H. Dobson. Continuidade das obras - 191

XV - Conclusão - 212

APENSOS

I. Lei Provincial n.º 856 de 5 de junho de 1863 - Autoriza o presidente da província de Pernambuco a contratar com o barão do Livramento, ou com quem melhores garantias oferecer, a construção de uma estrada de ferro entre o Recife e Limoeiro - 223

II. Decreto n.º 5.395 de 10 de setembro de 1873 - Concede à empresa The Great Western of Brazil Railway Company Limited autorização para funcionar no império - 225

III. Decreto n.º 5.704 de 5 de agosto de 1874 - Concede, durante trinta anos, fiança de juros de sete por cento sobre o máximo capital de 50:000$000 por quilômetro, destinada à construção da estrada de ferro do Recife ao Limoeiro, inclusive um ramal para Nazaré - 226

IV. Decreto n.º 6.009 de 20 de outubro de 1875 - Permite ao barão da Soledade transferir à Great Western of Brazil Railway Company Limited o contrato celebrado com a presidência da província de Pernambuco em 16 de julho de 1870 - 232

V. Decreto n.º 6.746 de 17 de novembro de 1877 - Altera algumas e consolida todas as cláusulas anexas aos decretos n.º 5.704 de 5 de agosto de 1874, n.ºs 6.014 e 6.015 de 30 de outubro de 1875 e n.º 6.165 de 12 de abril de 1876, relativos à construção da estrada de ferro do Recife ao Limoeiro - 233

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