7 - Viajante descansando em um rancho, à beira da estrada (meados do século XIX) - 37
8 - Região do nordeste conhecida dos holandeses (meados do século XVII) - 41
9 - Linha de penetração na conquista dos sertões paraibanos - 47
10 - Esquema das diretrizes das estradas-troncos de Pernambuco, vendo-se também a orientação tomada pelas linhas ferroviárias da mesma região - 53
11 - Uma rua do Recife na época das primeiras estradas de ferro do nordeste - 58
12 - Entrada para a estação de Cinco Pontas - 62
13 - O trem do Cabo chegando à sua primitiva estação - 66
14 - Território da antiga comarca do São Francisco (1827) - 71
15 - Mapa do engenheiro J. M. da Silva Coutinho - 81
16 - Carta do caminho de ferro do Limoeiro de autoria inglesa, enumerando os engenhos de açúcar dos municípios servidos por essa ferrovia. Vem acompanhado de uma planta do Recife - 87
17 - Panorama do Recife, ao tempo em que era instalada a primeira ferrovia da Great Western - 92
18 - Frank Parish, presidente da Great Western de 1880 a 1899 - 96
19 - Perfis longitudinais das linhas-troncos da Great Western - 101
20 - Charge da Lanterna Mágica, criticando a promiscuidade e falta de asseio dos carros da Estrada de Ferro Central de Pernambuco (20 de março de 1887) - 106
21 - Viaduto da Grota Funda, na linha da antiga Estrada de Ferro Central de Pernambuco - 110
22 - Caxangá, ponto terminal de um dos ramais da Brazilian Street Railway Company Limited - 110
23 - A rua do Hospício, vendo-se o trem da Brazilian Street Ry. Co. Ltd. - 114
24 - Um trem da Brazilian Street Ry. Co. Ltd. passando por Ponte de Uchoa - 118
25 - Palacete da Soledade. Junto ao seu portão passa uma das maxambombas - 122
26 - Sir Follett Holt, superintendente da Great Western de 1898 a 1900 e presidente dessa companhia de 1913 a 1932 - 126
27 - A. H. A. Knox-Little, superintendente da Great Western de 1900 a 1905 - 130
28 - J. A. Lorimer, superintendente da Great Western de 1905 a 1909 - 134
29 - A. T. Connor, superintendente da Great Western de 1909 a 1913 - 138