Os holandeses no Brasil: notícia histórica dos Países-Baixos e do Brasil no século XVII

uma frota numerosa e bem armada. (Ver De Jonge - Nederl.

Zeewezen
).

Custa-se a acreditar que se tenha encontrado marinheiros, sobretudo capitães, para essa poderosa marinha, num país de apenas dois milhões de habitantes.

(63) - Governeur, Capteijn rude Admirael-generael over de plaetsen bij de West. Indische Compagnie in Brasijl, geconquestcert ende noch te conquesteren, alsmed alle macht te lande ende te water, die descluve aldaer hout ofte sal houden. - São estas as expressões originais do título de João Maurício, conforme se lêem no registro das Comissões (Commissieboek) dos Estados-Gerais. (1626-1639) Arquivos do Reino.

(64) - Entre as pessoas escolhidas para acompanhar Maurício de Nassau ao Brasil achava-se Pieter de Groot, um dos filhos do ilustre Hugo Grotius, e que posteriormente se tornou também notável como embaixador das Províncias-Unidas na corte da Suécia e na de Luís XIV. Ele não partiu, no entanto, para o Brasil, porque, antes de sair sua nomeação, teve de ir ocupar outras funções importantes.

(65) - Ver as cartas MS. do Conde Maurício dirigidas aos Estados-Gerais e que se encontram nos Arquivos do Reino (Maço Ind. Oc., 1635-1640); compare-se também Barlaeus, Southey, Veegens e outras brochuras que se guardam na Biblioteca Duncaniana em Haia.

(66) - Encontramos esta exposição da situação do Brasil Holandês, por ocasião da chegada de João Maurício, bem assim a dos melhoramentos por ele introduzidos, em Barlaeus - pags. 43-50; em Padre Santa Teresa - p. 188, vol. I; Van Kampen - I, p. 412; Veegens - pags. 190-194. De Beauchamp - II, pags. 426 e subsequentes, oferece-nos uma tradução do que Southey escreveu em seu 1.º volume, às pags. 613 e 614, sem todavia citar o original. A tradução é bem feita e dela nos aproveitamos fielmente. Raynal se pronuncia de modo mais favorável do que todos aqueles outros escritores quanto à situação moral das tropas holandesas no Brasil. Nos Arquivos da Companhia, em Amsterdã, encontramos um relatório ou resumo de 50 páginas duplas in fol., da autoria de Artichofsky e endereçado a Maurício, no qual pinta em todos os seus pormenores a situação e enumera as forças disponíveis da colônia em 1637.

(67) - Acha-se na coleção numismática da Biblioteca Real de Haia uma cópia em prata da medalha cunhada pela Companhia das Índias Ocidentais em honra de Artichofsky. Tem um diâmetro mais ou menos, de sete centímetros. Na face vê-se ao longe a fortaleza do Arraial cercada por todos os lados pelas trincheiras dos sitiantes,

Os holandeses no Brasil: notícia histórica dos Países-Baixos e do Brasil no século XVII - Página 272 - Thumb Visualização
Formato
Texto