das circunstâncias para exibir seus encantos. Apareceu-nos com um vestido de veludo verde enfeitado de arminho. Era realmente muito bonita, embora com aquele vestido fora da estação. Soube que sua mãe ia todos os anos ao Brasil receber uma herança e de cada viagem se fazia acompanhar de uma filha. Desta vez vinha a quarta, e logo uma multidão de adoradores a cercou. Mas, foi o comissário de bordo quem ganhou a preferência: pobre comissário!
De São Vicente a Pernambuco o trajeto é longo. Atravessa-se de verdade o Atlântico e, como não houvesse nenhuma escala, a monotonia nos envolveu. Ia se tornando insuportável o calor: penetrávamos na região a que os marítimos chamam de esparrela e, por isso, muita gente não se achava tranquila. As tormentas sucedem-se repentinamente ao bom tempo. O calor enerva e abate, eu tinha disso experiência, pois atravessei o Grande Deserto, e disso me convenci ao viajar mais tarde pelos rios equatoriais. Os que se entregavam à leitura não compreendiam bem o sentido dessas páginas e só faziam bocejar; as danças perdiam o atrativo. Fugia o interesse de todos os espetáculos, até o do aparecimento de uma baleia. Alguns passageiros ergueram-se de suas cadeiras, foram vê-la, porém voltaram depressa ao repouso com a mesma taciturnidade. Que diferença dos dias anteriores! E essa atonia aumentava dia a dia, de tal modo que desaparecera até a tendência para se bisbilhotar a vida do vizinho.
Eu esperava as chuvas frequentes nestas paragens; pelo menos haveria um pouco de frescura. É melhor a gente se molhar, no equador, do que asfixiar-se de um calor que diminui todas as faculdades. Todos a bordo pareciam desanimados. Somente um grande abalo, um forte acontecimento nos poderia arrancar desse torpor. De súbito a equipagem surgiu no convés numa atitude de alarma: os marinheiros correram às embarcações de salvamento,