Viagens pelo Brasil. Principalmente nas províncias do Norte e nos Distritos do Ouro e do Diamante durante os anos de 1836-1841

se via um rosto branco. As lojas, cujas portas e janelas se abrem durante o dia, pareciam servidas por mulatos ou por portugueses quase da mesma cor. Vista de bordo pela manhã, a cidade apresentava um aspecto imponente por sua posição e por suas numerosas casas e igrejas caiadas de branco: mas, olhadas de perto, desvanecia-se a ilusão. As ruas são estreitas e sórdidas e, pela catinga de milhares de negros, como pelas emanações dos armazéns de provisões, davam uma impressão que podia ser tudo, menos agradável. Acudiram-me, espontâneos, os versos de Childe Harold, que Byron aplicou à capital da mãe-pátria.

"Quem quer que entre nesta cidade, que, cintilando ao longe, parecia ser celestial, desconsolado errará em meio de tanta coisa repugnante a olhos estranhos: porque palácio e choupana são igualmente imundos: os esquálidos habitantes na imundícia se criam".

A cidade assenta em parte sobre uma irregular língua de terra, situada na face ocidental da baía, a umas três milhas da entrada na direção norte. O terreno em que se ergue é quase todo plano, mas limitado por uma série de colinas ao norte, oeste e sudeste. As ruas, estreitas e longas, correm em ângulos retos umas para as outras e por isso as casas formam grandes massas quadradas. A cidade nova projeta-se na direção do nordeste e só se separa da cidade velha pela grande praça chamada Campo de Santana. Além, penetra em terra um estreito braço de mar, à esquerda do qual está situado o extenso subúrbio de Catumbi e, mais adiante, o de Mataporcos e Engenho Velho. Além do campo de Santana há duas outras grandes praças, uma em frente do teatro, outra no desembarcadouro onde se situa o palácio antigamente ocupado pelos vice-reis. O palácio real de São Cristóvão, residência do Imperador, é um prédio irregular e maciço situado um pouco além da cidade nova.

As ruas, além de estreitas e sujas, são também de mau calçamento e pior pavimentação, posto que a cidade seja circundada, de perto por montanhas do mais belo granito.

Viagens pelo Brasil. Principalmente nas províncias do Norte e nos Distritos do Ouro e do Diamante durante os anos de 1836-1841 - Página 19 - Thumb Visualização
Formato
Texto