e outro que pertencia à família do marechal Lopez e que me foi dado.(10)Nota do Autor
A outra obra do padre Montoya é Catechismo de la doutrina christan [sic]. Há duas edições, uma de Madri, que deve ser do mesmo ano de 1640, e uma de Santa Maria Maior, aumentada pelo mesmo jesuíta, o padre Paulo Restivo, já citado. Só tenho notícia de um exemplar existente dessa obra, e esse pertence a Sua Majestade o Imperador; ainda o não vi.
A quarta obra do padre Montoya é Sermones de las dominicas del año e fiestas de los indios. Ignoro se esta obra foi impressa e menos ainda se subsiste hoje algum exemplar desse precioso livro. Os bibliógrafos o notam apenas pela referência que deles faz o citado padre no proêmio do seu Tesoro.
Às obras deste, seguem-se as dos outros missionários portugueses.
Não sei que exista um só exemplar das gramáticas de Manoel da Veiga e Manoel de Moraes, que só conheço pelas referências que delas faz o Sr. França em sua Chrestomathia da lingua brasilica, citando João de Laet, notas à dissertação de Hugo Grotio, intitulada De origine gentium americanarum.
A biblioteca fluminense, e creio que a do Rio de Janeiro, possui um exemplar do catecismo grande dos jesuítas, pelo qual eles ensinavam a doutrina cristã a nossos selvagens. Essa obra tem por título Catechismo Brasilico da Doutrina Christã; com o ceremonial dos Sacramentos e mais actos parochiaes. Composto por padres doutos da Companhia de Jesus, aperfeiçoado e dado a luz pelo padre Antonio de Araujo, da mesma