O comunismo de mulheres entre eles consiste no seguinte: a mulher, desde que atinge a idade em que lhe é permitido entrar em relação com o homem, concebe daquele que lhe apraz. No período da gestação e amamentação é sustentada pelo pai do menino, o qual pôde exercer igual encargo para com outras, as quais, durante períodos idênticos, moram na mesma cabana. Desde que a mulher começa a trabalhar é livre de conceber do mesmo homem, ou pode procurar outro, passando para este o encargo da sustentação da prole anterior. Notarei que entre os selvagens o menino começa a cuidar da própria subsistência desde os dez anos, sendo, contudo, auxiliado pelos parentes até que baste a si mesmo.
Os selvagens são em geral mui caridosos para com todos os meninos, inclusive para os de tribos inimigas que tomam na guerra, aos quais criam como se fossem próprios.
Este modo de entender as relações do homem com a mulher, isto é, fazê-las exclusivamente depender da vontade dos dois, pode ter e efetivamente deve ter grandes inconvenientes. Quaisquer, porém, que eles sejam, não é a prostituição; é um modo de ser da família, que eles julgaram melhor, segundo suas ideias e meios de vida.
V
Exclusivismo dos guatós e xambioás
Tomarei agora dois tipos diversos: os guatós, na bacia do Prata, e os xambioás, na do Amazonas.
Os guatós do Paraguai brasileiro são um tipo exagerado dos direitos do homem sobre a mulher. Estes guatós são os índios que habitam os imensos