O Selvagem

Araguaia escoadouro para suas produções, porque se receiam das incursões dos índios. Diversos presidentes de Mato Grosso, e entre eles os srs. Visconde de S. Vicente e Barão de Melgaço, propuseram a medida de criar-se um corpo de pedestres, que, guarnecendo destacamentos colocados de 20 em 20 léguas, garantissem a segurança aos moradores desses lugares. Seria esse o único meio de ligar-se a população de Mato Grosso a do resto do Império, população que está hoje separada por uma solução de continuidade de cerca de cem léguas.

Do Taquaral do Fogaça em diante até ao Araguaia oito léguas começam os baixios do Araguaia. O grande rio é precedido por uma zona chata de seis a 16 léguas de largura, que o acompanha em ambas as margens e durante as 200 léguas que ele corre sobre o plateau. Essa região, coberta quase toda de campos e várzeas de arroz silvestre e mimoso, é talvez a parte do Brasil mais própria para a criação de gado, e há anos que se tenta ali essa indústria em pequena escala. Hoje é povoada de quantidade inumerável de índios, de animais silvestres, varas de porcos, manadas de veados, bandos de avestruzes, maltas de lobos, onças, antas, macacos e toda a sorte de aves aquáticas, desde o gentil e pequeno marinheiro até á garça real e o grande tuiuiu branco.

V

Aspecto da bacia do Amazonas — Recordações de viagem

A bacia do Amazonas de Monte Alegre para baixo é como a bacia do Prata subdivida em três regiões cobertas de água: a dos rios, a dos lagos, que correspondem às baías do rio da Prata, e dos pantanais, que, à exceção