Se a coleção não houvesse sido feita em tempo como o presente, em que a língua tupi ainda é comum no nosso povo, sobretudo na bacia do Amazonas, estas lendas haviam de despertar no futuro tanta discussão como a que despertaram os poemas de Homero, os Niebelungen [sic], os poemas de Ossian, porque, se como poesia são incomparavelmente inferiores àquelas obras, debaixo do ponto de vista antropológico são mais importantes, por serem os vestígios da literatura espontânea de um povo antes que qualquer gênero de convenção, interesse ou espírito de seita e partido houvesse modificado as produções espontâneas do espírito humano.
E se é verdadeira a teoria de que o homem pensou da mesma forma, qualquer que fosse a sua raça, enquanto esteve no período de barbarismo que termina com a fundição dos primeiros metais, a história do pensamento da raça americana, nesse período, não é só a de uma porção da humanidade: é a de toda a humanidade em período idêntico. (19)Nota do Autor
Não pode haver a menor dúvida para o brasileiro contemporâneo de que estas lendas formam o fundo das tradições dos indígenas, visto que constituem o atual fundo dos contos populares do interior; o povo não pode ter outras tradições que não sejam as que