O Selvagem

Assim acontece realmente com o sol e Vênus: esta aparece de manhã, mas apenas o sol fulgura, ela desaparece.

O jabuti mata finalmente a anta.

Isto é, pelo fato de estar a órbita do planeta entre nós e o sol, há uma quadra no ano em que ele não aparece mais de madrugada, para só aparecer de tarde. O primeiro enterro do jabuti é a primeira conjunção, aquela em que o sol se some no ocidente para deixar Vênus luzir. A morte da anta pelo jabuti é a segunda conjunção, aquela em que Vênus desaparece para deixar luzir o sol. Quer debaixo do ponto de vista da teoria solar, quer como ensinamento didático, quer como elemento linguístico, estes mitos originais são, a meu ver, de inestimável valor.

VI

As lendas encaradas como elemento linguístico

Se estas fábulas são curiosas como espécimens de métodos de educação primitiva, e como elemento para julgar-se de uma civilização que pouco a pouco se vai apagando diante da nossa, como elemento filológico são de um valor inestimável.

Seria impossível julgar da língua de Virgílio e Cícero pelos escritos em latim dos padres da Idade Média.

Muito mais difícil ainda seria julgar da língua tupi pelos textos escritos pela maior parte dos jesuítas, apesar do muito que eles sabem.

Há uma infinidade de delicadezas que se percebem em frente de um texto original, mas que são inimitáveis pelo estrangeiro.