XXIII
Lenda acerca da velha gulosa (Ceiuci)(27)Nota do Autor
NOTA — A palavra ceiuci significa a constelação das Plêiades, a que o nosso povo chama sete estrelas, e significa também — velha gulosa, ou uma fada indígena que vivia perseguida por eterna fome.
Todos os povos primitivos simbolizaram a luta da vida na história de um homem que figuram vencendo trabalhos desde a infância e não os terminando senão com a velhice. A vida de Hércules e as peregrinações de Ulysses são a encarnação dessa tendência do espírito. A história de Hércules ou de Ulysses, contada pelas velhas, devia perder muito de sua dignidade, embora no fundo o pensamento permanecesse o mesmo, isto é: um homem batalhando para educar este temível combate da vida, com que todos lutamos em maior ou menor escala.
A história da velha gulosa é talvez um fragmento desse poema entre os selvagens da América, poema de que nos chega apenas um eco remoto, conservado pela tradição grosseira das avós e das amas de leite. A lenda supõe um moço perseguido pela insaciável velha que o quer devorar. A princípio, o amor o salva; depois, ele começa uma longa peregrinação sem descanso, porque, quando quer repousar, ouve nos ares um canto que lhe indica a aproximação do voraz inimigo e, nessa luta, sempre fugindo, ele transpõe toda a sua vida, de modo que, quando de novo se recolhe à casa paterna, está já coberto de cãs. Não será no fundo um símbolo, como Hércules ou Ulysses, degradado pela tradição de povos grosseiros?