O Selvagem

Resumo do manuscrito de Thevet: As pessoas que entre os americanos do Brasil se ocupam de coisas divinas são chamadas caraíbas e pajés, os quais são os seus sacerdotes.

Acima das coisas da terra existe um ente a quem chamam Monan, ou Monhan, que quer dizer o construtor, o edificador, o autor, ao qual atribuem as mesmas perfeições que nós atribuímos a Deus.

Este criou Trin-Magé (1)Nota do Autor, de cuja cabeça nasceu Tupã.

(Montoya traduz a palavra tupã assim: tu, admiração, e pan, pergunta; significa, pois: — que é isto? quid est hoc?)

De Maire-Monan, antes de sua morte, nasceram dous filhos: Sommé (que os jesuítas entendem que é o apóstolo S. Thomé) e Caraíba, a quem os selvagens queimaram. Deste nasceram dous filhos, Tamandonaré e Aricuta. Tamandonaré era agricultor e bom; Aricuta mau, valente e guerreiro, e, com o tempo, tentou matar Tamandonaré, que, batendo com o pé na terra, deu causa a que surdisse uma fonte que produziu novo dilúvio; para salvar suas vidas subiram os mais altos montes, mas com eles subiram as águas e, para se salvarem, Tamandonaré, o bom, subiu sobre uma árvore de Pindoua (2)Nota do Autor e Aricuta sobre o genipá.

Com este dilúvio morreram todos os seus vivos da terra, menos Tamandonaré e Aricuta, e suas mulheres, das quais descendem os homens atuais; os bons ou tupinambás descendem de Tamandonaré, os maus, ou