e do cobre, atenta a sua maior dificuldade em ser fundido.
A qual destes períodos atingiu a civilização de nossos selvagens? O que era ela em relação às diversas formas de manifestação da atividade humana?
É o que passamos a investigar, detendo-nos de princípio nas diversas aplicações que os selvagens faziam do fogo, o que, além de auxiliar-nos no estudo, porque o uso do fogo é o ponto de partida de todos os períodos de civilização, será curioso para o leitor, pois remontará comigo a essa vida rude dos nossos índios, que aprendi a conhecer em longas e demoradas viagens no interior.
É fora de dúvida que todas as tribos do Brasil conheciam e conhecem o uso do fogo.
É fora de dúvida também que todas elas desconhecem os meios de fundir os metais; excetuado isto, aplicavam o fogo a variadísimos misteres.
Algumas conhecem a indústria cerâmica, e outras não. Há grande diferença nos hábitos e costumes das que conhecem esta indústria, em comparação com os das que a não conhecem.
IV
O fogo como auxiliar do selvagem
Todas as tribos que conheço de vista própria, e as de que tenho notícia por meio de sua relação e tradição com aquelas, empregam o fogo em diversos misteres e como auxiliar à vida:
1º Para assar alimentos; este uso é comum a todas.
2º Para cozinhar alimentos; este costume é peculiar às tribos que usam de alimentos cozidos, que são