O Selvagem

A antropologia já tem progredido hoje bastante para poder afirmar que no mundo intelectual não existem fatos isolados, assim como não os há no mundo físico.

Assim como hoje se sabe que o cristal de qualquer mineral não podia ser formado na mesma época em que se geraram os vegetais ou animais nossos contemporâneos, assim também se há de saber que as línguas neste ou naquele estado, as ideias religiosas e morais, em maior ou menor grau de perfeição, pertencem a períodos de desenvolvimento intelectual onde tudo se encadeia, se harmoniza e é relativo, como o são os objetos e fenômenos físicos nos grandes períodos geológicos.

Se a classificação das línguas pela sua forma externa não indica grau algum de parentesco com a família em que ela é classificada, mas pura e simplesmente o período de desenvolvimento em que se acha, o fato de classificar-se o tupi ou guarani no grupo de línguas turanas não quer dizer que ele tenha o menor grau de parentesco com línguas asiáticas; indica apenas seu estado de desenvolvimento no período em que nós a encontramos.

III

Dois grandes grupos nas línguas sul-americanas

Suposto que as línguas americanas tenham todas chegado ao segundo período de desenvolvimento — o de aglutinação -, resta saber qual o grau de parentesco que elas têm entre si.

Os estudos comparados a respeito das línguas americanas estão apenas começando agora, e muitos anos decorrerão antes de esclarecer-se completamente este assunto.