nos sertões em que residam, isto é, dos sertões em que residam e atuem, para o fim expresso de condicionar melhor e assim dinamizar as atividades dos sertanejos, entre as quais a disseminação de hortas e pomares, visando a sadia alimentação equilibrada.
E fazerem luz sobre tudo o mais; o contato atual dos técnicos com os cinquenta mil imigrantes nacionais para o Nordeste vai proporcionar a oportunidade de verificar quanto necessária se fazia essa luz; dos problemas sertanejos apenas se conheciam as linhas mestras e um ou outro detalhe de sua estrutura; a análise a fundo só agora se tornou possível, mas ainda depende muito das estatísticas das condições existenciais, cujas dificuldades, principalmente financeiras para o custeio de uma legião de estatísticos disseminados em nosso imenso hinterland, foram postas em evidência pelo Dr. Teixeira de Freitas, com irretrucáveis argumentos.(Rev. Bras. de Estatística, julho-set. 1942). E diz serem necessárias "medidas radicais, corajosas, de rara energia, que sejam também rigorosamente acertadas". (1. c. p. 454).
A conclusão a que chego, pelo conhecimento que tenho do habitat rural em geral e da mentalidade sertaneja, é que o encargo da estatística nos sertões deve ser de preferência atribuído a alas rurais e sertanejas de escotismo.
Assim, uma só despeza, da "União, mater providens" coadjuvada pelos Estados, municípios e todos os serviços oficiais interessados, poderá resolver, de início dois grandes problemas: o da estatística e do escotismo, rurais e sertanejos; tudo o mais nos sertões e nas zonas agrícolas, terá muito a lucrar com essas duas realizações, fundamentais a meu ver, para a Assistência e Previdência Social; e para a Defesa Nacional.
A mística da Atenção, no estudo de cada um de nossos problemas sociais, econômicos e administrativos,