Alimentação sertaneja e do interior da amazônia: onomástica da alimentação rural

no Norte; guarapucú: espécie de bodião na Bahia; pequeno peixe vermelho de Santa Catarina (A. de Vasconcelos). Quanto ao tubérculo comestível, assado ou cozido, diz-se: aipim, no Estado do Rio; mandioca, em São Paulo; macaxeira no nordeste e no norte.

aipo ou celeri: Apium graveolens, umbelífera condimentar, também chamado aipo branco ou salsão. (Raul de Faria — Horticultura para todos).

airoba: peritônio, a retirar da capivara — vide esta.

ajará ou guajará (Amaz.) = Sorva do Peru (Chrysophyllum excelsum); fruto comestível.

alameirão: almeirão.

alcachofra (Cynara scolymus, composta exótica): hortaliça.

alcaçuz (Glycyrrhiza glabra, leguminosa): aromática para doces, seg. Hochne.

alcaparra (Capparis spinosa, caparidáceas): botões florais, em conserva enlatada no comércio; tem como sucedâneo chagas maior (vide esta).

aletria ou letria: espécie de macarronete, muito fino, para sopas, doces, etc. É nome também de peixe miúdo do litoral da Bahia; o mesmo que manjuba ou petitinga; cardume de peixe miúdo (A. Vasconcelos).

alface (Lactuca sativa): hortaliça de uso frequente, nas cidades e nas residências rurais abastadas, principalmente; chama-se alface do mar à alga Ulva lactuca, alga verde comestível, mas cumpre verificar se é aproveitada pelos habitantes do litoral marítimo.

alfavaca ou mangericão (Ocimum basilicum e outras espécies, labiadas exóticas): condimento (a folha verde).

Alfelô, felô ou alfeolo [alféloa](seg. Gilberto Freire 1. c. p. 65): doce enrolado em papel, no Nordeste.

alfenim (na Bahia): doce constituído de massa branca de açúcar.

alfeolo: vide alfelô.

algodão (Gossypium, várias expécies, malváceas): óleo comestível, da semente; por sua vez, a torta, resíduo da fabricação do óleo, está sendo utilizada na Alemanha, no fabrico de farinha alimentar, depois de extraído o gossipol (Seg. o Jornal de Agricultura, de 30 de set. 1941). Seg. Gabriel Soares de Souza, os índios comem os caroços guisados e cozidos, em papas que chamam mingau (Hochne — Bot. e Agric. p. 267).

alho (Allium sativum, liliácea exótica): condimento (os bulbilhos,

Alimentação sertaneja e do interior da amazônia: onomástica da alimentação rural - Página 219 - Thumb Visualização
Formato
Texto